Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara participa do lançamento da primeira das seis novas linhas de ônibus para Goiânia

Presidente da Câmara participa do lançamento da primeira das seis novas linhas de ônibus para Goiânia

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 04/09/2018 16h50, última modificação 05/09/2018 16h49
   O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (MDB), acompanhou, na manhã desta terça-feira, 4 de setembro, no Terminal Recanto do Bosque (Região Noroeste), o lançamento de uma dentre as seis novas linhas do transporte público da Capital. Hoje foi implantada a 933, importante reivindicação dos alunos do Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O novo trajeto, que sairá do Terminal Padre Pelágio e passará  pelo Recanto do Bosque até o Campus da UFG, já começou a operar nesta manhã.

      O lançamento reuniu o prefeito Iris Rezende (MDB), o presidente da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC), Fernando Meirelles, o reitor da UFG, Edward Madureira, os vereadores Gustavo Cruvinel (PV), Paulo Magalhães (PSD) e Tiãozinho Porto (PROS), e também secretários municipais, técnicos da RMTC, representantes dos estudantes da UFG e moradores da região. Após o lançamento, as autoridades inauguraram a nova linha indo de ônibus até o Campus Samambaia, na Vila Itatiaia.  

     “Hoje em dia político virou sinônimo de pessoa que promete e não cumpre e que não tem muita seriedade no que se fala e se vincula. Aqui demonstramos que existem pessoas sérias e diferentes. Me recordo muito de 2016, durante a campanha, prefeito, quando o senhor falava da necessidade de intervir diretamente no transporte coletivo criando novas linhas interbairros sem necessariamente passar em terminais ou ir pro Centro, gerando comodidade e alternativas. Hoje, 19 meses depois da nossa posse, em um trabalho conjunto da Câmara pleiteando, cobrando e fiscalizando, e o senhor, empenhado junto com a RMTC e com pessoas qualificadas como o Benjamim Kennedy, técnico aqui presente, tornamos real o prometido”, ressaltou Andrey Azeredo em seu discurso. 

    O prefeito Iris e Fernando Meirelles destacaram a agilidade nos deslocamentos, a comodidade para os usuários e o trabalho desenvolvido por eles para aprimorar o transporte na Capital. O reitor Edward comemorou a novidade, elogiou a iniciativa e avisou ao prefeito e a Meirelles que representantes dos estudantes da UFG querem se reunir com eles para apresentar novas demandas para o transporte. 
     
    União de forças 

      O presidente Andrey também frisou o empenho da Câmara Municipal pelo aprimoramento do transporte e a participação da sociedade: “Demonstramos que com seriedade, trabalho e planejamento as coisas acontecem. Essas linhas não são fruto da vontade de uma ou de duas pessoas, mas de um desejo da coletividade. É muito bom ver representantes da comunidade aqui que trabalharam em conjunto nesse projeto apresentando ponderações e questionando algumas ruas por onde o ônibus passaria, e agora estamos implantando seis novas linhas que vão trazer comodidade e ganho de tempo. Isso representa qualidade de vida, mais lazer, estudo e opções para as famílias.”

     Após exaltar a importância da realização e agradecer aos presentes e aos colegas vereadores, Andrey dirigiu-se mais uma vez a Iris: “Nosso papel é esse, prefeito, o de gerar comodidade, qualidade de vida e novas oportunidades para a população. Conte sempre com a Câmara para iniciativas assim.” 
      
    Ar condicionado nos ônibus 

      Ao finalizar seu discurso, o presidente da Câmara aproveitou para cobrar de Fernando Meirelles os requerimentos apresentados por ele, Andrey, em 16 de novembro do ano passado, relativos à instalação de aparelhos de ar condicionado nos ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Na ocasião, os pedidos foram submetidos aos vereadores e aprovados por unanimidade no Plenário da Casa. 

      Retomando o assunto nesta manhã, Andrey disse: “Agora quero fazer uma cobrança pro Fernando. Já temos novas linhas, agora queremos os ônibus com ar condicionado, tá certo?” . Na época, ao apresentar a solicitação, Andrey afirmou : “Quando a colocação de ar condicionado for implantada nos ônibus de Goiânia, o trabalhador e demais usuários do transporte coletivo terão mais qualidade e conforto em seus deslocamentos”.
     
    44 mil novos lugares 

     No total, as seis novas linhas, que serão lançadas até o dia 31 de outubro, vão representar 11,5 mil quilômetros rodados por dia e 44 mil novos lugares. A segunda a ser lançada será a 931, no próximo dia 12 de setembro. Para os estudantes do Campus Samambaia, a nova linha inaugurada hoje possibilitará um atalho de tempo e distância. Quem antes precisava sair do Terminal Padre Pelágio, ir até o Terminal Praça A e depois fazer uma conexão para o Campus da UFG, economizará cerca de 25 minutos por viagem. Essa nova ligação vai passar por setores populosos como o Finsocial, Nova Esperança, Morada Nova e Recanto do Bosque,  dentre outros.

     Novas linhas   

     Confira os itinerários e as datas de lançamento de cada uma das seis novas linhas, incluindo a entregue hoje, que serão inauguradas até o próximo 31 de outubro: 

* 933 – 04/09 - Terminal Padre Pelágio / Recanto do Bosque / Campus UFG

* 931 – 12/09 - Terminal Bíblia / Jd. Guanabara / Vale dos Sonhos - Via Setor Jaó

* 934 – 19/09 - Terminal Isidória / Paço Municipal / Recanto das Minas Gerais

* 930 – 26/09 - R. Bosque / T. Bandeiras / Via Av. Noroeste

* 932 – 17/10 - Terminal Vera Cruz / Terminal Bandeiras

* 935 – 31/10 - Conjunto Vera Cruz II / Centro / Via Av. Leste – Oeste

(*) Texto produzido pela assessora Polliana Martins
registrado em: