Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara participa da inauguração da primeira Central de Libras de Goiânia

Presidente da Câmara participa da inauguração da primeira Central de Libras de Goiânia

por marcos — publicado 04/12/2017 18h10, última modificação 05/12/2017 08h49

       O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (PMDB), participou, na manhã desta segunda-feira, 4, de um acontecimento histórico para a Capital: a inauguração da primeira Central de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de Goiânia. A iniciativa foi da Superintendência de Direitos à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) em parceria com a Secretaria Cidadã do governo estadual e vai beneficiar milhares de pessoas dando suporte em consultas de saúde, audiências judiciais e outros serviços. 

        A solenidade reuniu o prefeito Iris Rezende, os titulares das secretarias Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) e Cidadã, Filemon Pereira e Leda Borges, respectivamente, os vereadores Anselmo Pereira e Cristina Lopes (ambos do PSDB), secretários municipais e membros de organizações ligadas aos portadores de necessidades especiais. 

      "Estou aqui representando o Poder Legislativo Municipal e os vereadores e trazendo a nossa grata satisfação em ver políticas públicas positivas e inclusivas,  reais e necessárias, sendo implementadas. Também estamos fiscalizando as ações pertinentes, não apenas essa que a SMDHPA implantou hoje. Precisamos ter calçadas padronizadas e acessíveis, a implantação do piso tátil em toda a cidade garantindo o ir e vir de quem tem problemas de visão ou mobilidade reduzida, retirar obstáculos que existem nas calçadas, rebaixar os meios-fios para proporcionar a travessia nas faixas de pedestres para cadeirantes, dente outras ações", afirmou Andrey Azeredo. 

       Câmara acessível 

       O presidente também ressaltou a preocupação da Câmara com as questões da acessibilidade plena: "Está em andamento uma licitação para garantir o acesso a todos os pavimentos e a quaisquer locais da Casa. Além disso, no próximo concurso da Câmara teremos vagas para profissionais de Libras para que todas as nossas transmissões, eventos e audiências sejam acompanhados por aqueles que têm necessidades especiais auditivas."

       O prefeito Iris Rezende e o secretário Filemon Pereira destacaram a importância da Central inaugurada para os surdos e deficientes auditivos da Capital, a busca da administração municipal por uma cidade mais inclusiva e acessível e afirmaram que a Central poderá ser ampliada conforme a demanda. Parceira da iniciativa, a secretária de Estado Leda Borges entregou para a Prefeitura um carro zero km que fará o deslocamento dos intérpretes de libras para dar suporte aos portadores de deficiência auditiva.

       Segundo dados da SMDHPA, Goiânia tem mais de 25 mil pessoas surdas ou com deficiência auditiva. A nova Central, que tem similares em funcionamento nas cidades de Trindade e Formosa, conta com equipamentos doados pelo Estado. Já o local de funcionamento e o pessoal especializado foram cedidos pela Prefeitura. 

 

      Não Vai Ter Psiu! 

       A secretária Leda Borges, em seus agradecimentos e dirigindo-se a Andrey, fez questão de elogiar a campanha "Não Vai Ter Psiu!" de autoria dele: "Quero cumprimentar o presidente Andrey, que tem feito um trabalho brilhante com o projeto "Não Vai Ter Psiu!" que combate o assédio contra as mulheres, não só sexual, mas também o moral, e tem sido levado às universidades. Parabéns pelo seu trabalho à frente da Câmara e por esse projeto importante para nós, mulheres."

Com informações da assessoria da Presidência

registrado em: