Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara fala sobre temas de destaque em 2017 no Legislativo Municipal

por marcos — publicado 19/12/2017 22h02, última modificação 19/12/2017 22h02

Com a proximidade do fim das atividades parlamentares deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), tem concedido entrevistas à imprensa diariamente para falar sobre o primeiro ano dele à frente do Legislativo Municipal e sobre temas de interesse público como as emendas ao orçamento de 2018 e a devolução, feita pela Câmara ontem, de R$ 17 milhões à Prefeitura. Nesta terça-feira, 19, Andrey respondeu a perguntas de jornalistas durante a Sessão Plenária, de manhã, e à tarde. Confira as respostas do presidente sobre alguns dos principais temas tratados:

Emendas impositivas: avanço inédito

“Foi um ano de trabalho intenso no qual aprovamos matérias muito importantes como, por exemplo, as emendas impositivas. Elas são uma inovação desta Casa, não há em Goiás nenhuma outra Câmara, nem na Assembleia Legislativa, que tenha esse instituto que permite que os parlamentares possam legislar sobre o orçamento municipal dando uma resposta mais rápida aos anseios da população. Esperamos que as emendas sejam sancionadas e dessa maneira, em 2018, teremos várias obras pela cidade que serão fruto desse trabalho de proximidade e consonância entre a comunidade e os vereadores. Já conversei com o prefeito e ele demonstrou que, a princípio, todas as emendas serão sancionadas, à exceção daquelas com vícios formais. Aí, de acordo com a receita de 2018, poderão ser ser executadas. As referentes à Educação, Saúde, Meio Ambiente e SMT, que são pastas que possuem recursos próprios, têm ainda mais possibilidade de serem executadas.”

R$17 milhões para o Município

“Pudemos devolver R$ 17 milhões para a Prefeitura do orçamento da Câmara graças à uma gestão austera. Fizemos a repactuação de vários contratos,  optamos por licitações via pregão eletrônico dando mais competitividade, racionalizamos o uso dos equipamentos da Casa, especialmente os veículos, e, com isso tivemos, ao final do exercício, essa quantia que entregamos para o Executivo e que este a aplicará no que for necessário. Para que as pessoas tenham uma idéia, com R$ 17 milhões podemos construir 425 unidades habitacionais na faixa 1, que são doadas para a população, ou podemos fazer a pavimentação de 18 dos 29 bairros que ainda precisam de asfalto, ou, ainda, podemos comprar 220 mil doses de insulina do tipo mais usado pela Saúde Pública local.”

Nova Sede da Câmara

“A possibilidade da construção de uma nova sede para a Câmara foi debatida na legislatura passada, nesta não tivemos grandes debates a respeito. Os R$ 17 milhões devolvidos à Prefeitura não seriam suficientes para essa construção, e, como tenho dito, eu não começaria uma obra sem ter a capacidade financeira para concluí-la. Além disso, diante da crise econômica pela qual passa a administração municipal, optamos por devolver esse recurso para que ele seja aplicado de maneira a minimizar os problemas que têm afligido a população.”

Prestação de Contas na Câmara

“Como presidente, tenho a obrigação de fazer a prestação de contas dos recursos e das ações desenvolvidas na Câmara. Farei isso nesta quinta-feira de manhã, dia 21 de dezembro, durante a Sessão Plenária, na forma regimental.”

Posse de 3 novos vereadores

“Nessa semana trataremos da posse de novos suplentes de vereadores, já que três parlamentares entraram de licença por interesse particular, todos do PSDC: Jair Diamantino, Kleybe Morais e Anderson Sales. Deveremos votar amanhã o afastamento desses dois últimos porque o do Jair já foi apreciado  hoje.“

TV Câmara aprimorada

“Quanto aos equipamentos da TV Câmara, por determinação minha foi feito um levantamento profundo do que era necessário, tanto para a TV quanto para os departamentos de som e informática da Casa. Neste ano já realizamos a aquisição de 100 novos computadores que serão entregues nos próximos dias e concluiremos, ainda em 2017, a aquisição de microfones e outros itens para que tenhamos, já no reinício dos trabalhos, melhores  equipamentos.“

Novo site da Câmara: transparência

“Quem quiser acompanhar mais detalhadamente as atividades da Câmara e dos vereadores, pode  fazê-lo durante as manhãs no Canal 61.2 da TV aberta digital e através do nosso novo site. É uma prioridade nossa dar transparência, com informação de qualidade e de forma acessível, a todos os nossos atos.”

Com informações da assessoria de imprensa da Presidência

registrado em: