Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara fala em entrevista sobre o Plano Diretor de Goiânia

Presidente da Câmara fala em entrevista sobre o Plano Diretor de Goiânia

por marcos — publicado 16/11/2017 21h52, última modificação 16/11/2017 21h52

Em entrevista ao vivo concedida a partir das 7h30 da manhã de hoje, 16 de novembro, ao programa Falando Francamente da Rádio Mil FM, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Andrey Azeredo (PMDB), respondeu a diversos questionamentos dos jornalistas Jerônimo Rodrigues, Carlos Veloso e Daniel de Paula. Dentre outros assuntos, ele destacou a importância do Plano Diretor de Goiânia (PDG), documento que está sendo revisado pela Secretaria de Planejamento e Habitação (Seplanh) da Prefeitura e será enviado para a análise dos vereadores até o próximo dia 31 de dezembro.

 

Confira os principais temas tratados na entrevista nas próprias palavras do presidente Andrey:

 

Presidência da Câmara  

 

“Tenho buscado, na presidência da Casa, de forma ponderada, conciliar o interesse de todos, focando, sobretudo, no cidadão e agindo dentro da transparência com legalidade e moralidade em todos os meus atos. A Câmara tem que ser uma Casa de Leis, mas, acima de tudo, tem que ser um lugar de exemplos quanto à gestão e ao trato dos recursos públicos. Posso falar com tranqüilidade que essa é uma das legislaturas mais atuantes que já houve em Goiânia. São parlamentares guerreiros que trabalham dia e noite, cada um ao seu estilo e segundo as suas convicções, em prol da cidade e buscando melhorias para a população, auxiliando o Poder Executivo e cobrando deste o que é necessário. Isso tem sido feito com independência e sempre respeitando os demais Poderes.”

 

Plano Diretor de Goiânia

 

“A Prefeitura está na fase na qual ela controla a confecção do projeto de Lei do PDG. Quando ele for encaminhado à Câmara, até o próximo dia 31 de dezembro, aí, sim, será sob a nossa batuta que se dará a discussão com aprofundamento, análise técnica e popular de tudo aquilo que está contemplado no documento. Queremos fazer uma tramitação transparente, participativa, com o maior número possível de audiências públicas ouvindo todo os setores, segmentos e os cidadãos. Dessa maneira teremos, de fato, um texto final do Plano Diretor que seja viável, que se torne real, que não seja apenas um mero papel cheio de letrinhas. Ele precisa dar mais qualidade de vida para os goianienses.”

 

Pontos-chave do Plano Diretor  

 

“Na minha opinião, destaco, dentre os pontos principais do Plano Diretor, o uso e a ocupação do solo. Temos que decidir se queremos uma cidade compacta com uma maior verticalização ou uma cidade espraiada com maior número de loteamentos. Sendo espraiada, há o encarecimento dos serviços públicos, dificuldade de locomoção e trânsito prejudicado, sendo que o transporte público já não é satisfatório, é precário em nossa cidade. Outra questão que temos que enfrentar com muita seriedade e responsabilidade é a ambiental: precisamos preservar nossas nascentes e fazer o tratamento adequado dos resíduos. Nós produzimos muito lixo, isso é uma questão cultural do brasileiro e essa mudança de comportamento é indispensável. Nosso aterro está atingindo a capacidade máxima e, além disso, poderíamos estar reciclando mais de 90% desse próprio lixo. É muito dinheiro sendo desperdiçado. Outro ponto de suma importância é a situação hídrica. Goiânia hoje ainda é privilegiada porque temos a Barragem do João Leite, mas, como pensamos a médio e a longo prazo, pergunto: daqui a vinte anos tiraremos água de onde? Ela é finita. Desde já, precisamos mudar a forma de consumir e iniciar atos para a construção de novas barragens para preservação do manacial. Só assim poderemos ter sempre a água que é preciosa e necessária para a vida.”

 

Escalonamento dos horários   

 

“A proposta sugerida pela Prefeitura relativa ao escalonamento dos horários de funcionamento de órgãos e estabelecimentos em Goiânia foi bem recebida na Câmara e por vários segmentos empresariais e sociais. O prefeito Iris tem defendido essa idéia desde o primeiro dia do mandato e ela tem ecoado de forma positiva no ouvido de comerciantes, empresários e lojistas. Em reuniões recentes ele tem dito que espera que, a partir do ano que vem, essa medida já esteja em prática inclusive nas escolas municipais. Eu acredito que, com isso, teremos uma ocupação melhor de veículos e do transporte coletivo nas ruas, evitando os engarrafamentos da hora do rush e gerando melhor mobilidade.”

 

Críticas nas redes sociais

 

“Toda crítica, quando é de fato construtiva, é muito bem-vinda. As redes sociais deram voz a quem não tinha oportunidade de se expressar. O que ocorre é que, muitas vezes, como acontece com as novidades e inovações, as pessoas podem exagerar na dose. Todavia, cabe a quem é criticado fazer o filtro e saber se aquela atitude está sendo exagerada ou se de fato é uma oportunidade para se refletir e buscar melhorar. Eu tenho muito tranqüilidade com as críticas que recebo.“

 

Investigações contra a corrupção

 

“Esse é o nosso desejo, que de fato se separe o joio do trigo. Porém, é necessário que a população reflita com muito profundidade porque quem tem mandato não chegou lá pela batuta de um militar, de um general, foi eleito pelo povo. As pessoas devem refletir e ter muita consciência nas escolhas que farão no ano que vem, nas eleições. Não basta apenas ir, votar, virar as costas e depois ficar cobrando nas redes sociais. Votar requer responsabilidade. Não se deve cair no “canto da sereia” das propostas vazias e é preciso muito cuidado com o fenômeno atual das fake news, notícias mentirosas que denigrem imagens e depois se descobre que eram acusações falaciosas. Acredito com veemência que, aquilo que for concreto e que agrida a integridade de uma pessoa por causa de um fato delituoso realmente praticado por ela, isso, sim, deve ser considerado. Esse indivíduo não pode ser eleito. Cabe aos eleitores fazer esse filtro com muita responsabilidade. “

 

Candidatura em 2018

“Ano que vem continuarei na Câmara exercendo meu mandato na Presidência e buscando ser um excelente vereador. Continuarei trabalhando para auxiliar na solução dos problemas da nossa Capital, e, apenas no período correto e sem prejudicar as minhas atividades como parlamentar e presidente,  batalharei para que o candidato do meu partido ao governo do Estado de Goiás seja eleito nosso futuro governador.”   

 

Com informações da assessoria da Presidência

registrado em: