Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova projeto de Policarpo que proíbe lavagem de calçadas com água tratada

Plenário aprova projeto de Policarpo que proíbe lavagem de calçadas com água tratada

por Eloisa Navarro publicado 27/02/2019 16h20, última modificação 27/02/2019 17h11
Plenário aprova projeto de Policarpo que proíbe lavagem de calçadas com água tratada

Foto: Alberto Maia

Texto produzido pela Assessoria de Imprensa da Presidência

O plenário da Câmara de Goiânia aprovou nesta quarta-feira (27), em primeira de duas votações, projeto de lei de autoria do vereador Romário Policarpo (PROS) que proíbe a lavagem de calçadas com água tratada, potável, oriunda de poços artesianos e da Saneamento de Goiás (Saneago). Em votação simbólica, a proposta foi acatada pela unanimidade dos vereadores e segue agora para a apreciação da Comissão de Meio Ambiente.

A proposta de lei estabelece que a limpeza de calçadas deve ser feita prioritariamente por varrição, aspiração ou outros recursos que prescindam do uso de água. A lavagem, afirma o texto, está autorizada desde que com água de reaproveitamento – armazenada das chuvas ou de reuso (lavagem de roupas, por exemplo). O projeto estabelece que a prefeitura de Goiânia faça a regulamentação da fiscalização.

A princípio, pela legislação municipal, a competência para aplicar, fiscalizar e autuar as infrações da lei será da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). A desobediência à nova legislação terá como penalidades a advertência por escrito e aplicação de multa de 152 UFIRs em caso de reincidência. A partir daí, o valor da multa será sempre dobrado caso a infração seja novamente notificada.

"O objetivo principal do projeto é estabelecer uma cultura de redução do desperdício de água na capital. Estamos prestes a entrar no período de estiagem e o desperdício pode agravar e muito o problema de abastecimento", disse Romário. "Temos de mudar os hábitos da população, estimulando que apenas água reutilizada seja usada para a lavagem de calçadas", disse.