Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Paulo Magalhães discute estratégias para combate à violência contra o idoso

Paulo Magalhães discute estratégias para combate à violência contra o idoso

por Michelle Lemes publicado 10/06/2019 17h10, última modificação 11/06/2019 13h55

Na tarde desta segunda-feira, 10, o presidente da Comissão do Idoso da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Paulo Magalhães (PSD), realizou o V Colóquio Todos os Tipos de Violência contra a Pessoa Idosa e contou com a participação de representantes da rede de proteção ao idoso em Goiás.

Durante a discussão, a delegada Ana Lívia Batista, titular da Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso (DEAI), assegurou ser importante todos seguirem de mãos dadas na defesa da pessoa idosa. Ela esclareceu que existe no Brasil um acelerado processo de envelhecimento e destacou que os agressores costumam ser pessoas da própria família, como filhos e netos, além de cuidadores e vizinhos. Reforçou sobre a necessidade de notificação e da realização das denúncias quando existirem agressões físicas e psicológicas, além das situações de negligência e abandono.

A deputada estadual e delegada Adriana Accorsi (PT) disse acreditar que existem três caminhos para o combate eficaz à agressão contra o idoso. “É preciso mudar a cultura de desvalorização da pessoa idosa, fortalecer os instrumentos existentes, para realizar atendimentos dignos, e fortalecer as políticas públicas”, elucidou.  Ela ainda garantiu que fez o pedido de criação da Comissão do Idoso na Assembléia Legislativa.

Mizair Lemes Júnior, secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social, apresentou toda a equipe da instituição que está pronta para realizar o atendimento devido aos idosos e às associações representativas.O auditório Jaime Câmara ficou repleto de idosos, que tiveram a oportunidade de elucidar dúvidas com as autoridades presentes.