Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Gerente da Educação de Jovens Adultos afirma que não há prazo para reorganizar turmas fechadas

por Michelle Lemes publicado 22/04/2019 14h05, última modificação 22/04/2019 16h21

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a Educação em Goiânia ouviu nesta segunda-feira, 22, a gerente de Educação de Jovens Adultos da Secretaria Municipal de Educação, Fabíola Correia de Souza Araújo Moreira, sobre as 20 turmas fechadas no início de abril. No total, o programa atende cerca de 3 mil alunos na capital. São 300 turmas em 56 escolas. Fabíola destacou que assumiu a gerência no dia 29 de março e a decisão do fechamento já havia sido tomada, baseada em estudos da rede, feitos em 2018. Segundo a gerente, não houve exatamente fechamento das turmas, mas um reordenamento, porque a situação prejudicava o aprendizado dos alunos. Eles serão rematriculados em outras turmas, em locais com melhor estrutura física e pedagógica.

Respondendo a questionamento da relatora da CEI, vereadora Dra. Cristina (PSDB), Fabíola afirmou que não há prazo fixado para que os 200 alunos prejudicados sejam alocados. De acordo com ela, o processo está em andamento e as questões são resolvidas aos poucos. Fabíola disse também que a secretaria não precisava esperar até o fim do semestre para reorganizar as turmas, já que tanto as matrículas como as alterações no Eaja podem ocorrer a qualquer momento.

A gerente ainda declarou que, ao contrário do que os professores afirmaram, eles e os diretores foram comunicados sobre o reordenamento das turmas no final de 2018. Eles só não sabiam, segundo ela, o dia exato que isso ocorreria. As turmas fechadas pela secretaria foram as que tinham aulas em salas de extensão, em horários alternativos. Cerca de 90 alunos, por exemplo, estudavam em sala improvisada na Comurg. Muitos deles, de acordo coma presidente da CEI, Sabrina Garcêz (PTB), não poderão continuar o curso em outros locais. A comissão solicitou relatório detalhado das turmas fechadas e da destinação dos alunos. A próxima reunião da CEI está marcada para segunda-feira, 29, às 9 horas, na Sala de Comissões da Câmara Municipal de Goiânia. (Da Assessoria do Gabinete)