Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Emilson defende criação de Banco de Leite Materno

Emilson defende criação de Banco de Leite Materno

por Heloiza Amaral publicado 21/08/2018 11h11, última modificação 21/08/2018 11h11

O vereador Emilson Pereira (Podemos) apresentou nesta terça-feira (21) projeto que cria o Banco de Leite Materno, por meio da secretaria municipal de Saúde, com o objetivo de fornecer leite materno, sob prescrição médica, atendendo às necessidades dos recém-nascidos, principalmente prematuros desnutridos e lactantes com patologias que exijam o aleitamento natural. O objetivo, segundo o vereador, é contribuir para reduzir a mortalidade infantil e estabelecer condições para manutenção de um grupo permanente de nutrizes em estado adequado de saúde.

De acordo com o projeto, o Banco de Leite Materno terá equipamentos necessários ao recolhimento e conservação do leite. Além disso, o serviço de coleta, processamento, repartição e distribuição do leite deverá ser executado por pessoal habilitado do quadro funcional da secretaria. A coleta poderá ser feita por meio de unidade móvel, que se encarregará de buscar o leite armazenado diretamente nas residências das lactantes cadastradas.

Emilson Pereira destaca também que a secretaria deverá conscientizar a comunidade sobre a relevância do Banco de Leite Materno e de sua contribuição para a melhoria dos níveis de saúde das próximas gerações. Junto com o banco, o projeto cria o Programa de Incentivo à Doação de Leite Materno “Quem doa leite materno doa vida”, que vai expor a necessidade da doação por meio de cartilhas explicativas. (Foto: Alberto Maia)