Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em projeto de lei, Anderson Sales pede treinamento para situações de risco em escolas

Em projeto de lei, Anderson Sales pede treinamento para situações de risco em escolas

por Guilherme Machado publicado 25/03/2019 14h18, última modificação 25/03/2019 14h18
Em projeto de lei, Anderson Sales pede treinamento para situações de risco em escolas

Foto: Alberto Maia

Anderson Sales-Bokão (DC) apresentou o projeto de lei n° 2019/00099 que pede obrigatoriedade na elaboração de plano de emergência e na realização de palestras e treinamentos para situações de risco em escolas públicas e privadas da Capital.

Caracterizam-se como situações de risco nas escolas, segundo a matéria, qualquer ocorrência que ponha em risco a permanência de usuários regulares e demais frequentadores das instituições. “Vemos como é necessário preparar professores e alunos a reagir perante situações de emergência, como incêndios, desabamentos, alagamentos e invasão de atiradores, buscando, dessa forma, minimizar os danos”, disse o vereador.

O plano emergencial teria atribuições sobre condutas após sinal de alarme, planta da instituição com detalhamento de portas, janelas, extintores de incêndio e indicação de locais seguros, além de procedimentos para evacuação. O documento poderá ser elaborado pela Defesa Civil Municipal. “Trata-se de uma espécie de dever de segurança ao aluno, decorrente da guarda do menor durante aquele determinado tempo”, conclui.

O projeto prevê que palestras sejam adicionadas ao calendário de atividades realizadas pela escola, a instalação de alarmes sonoros, o treinamento envolvendo práticas e atividades relacionadas a procedimentos e instruções repassadas em palestras e anexadas ao plano emergencial. A Secretaria Municipal de Educação ficará responsável por tomar as providências necessárias para que sejam exercidas as recomendações.