Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Dia do Engenheiro Florestal pode fazer parte do Calendário Oficial

Dia do Engenheiro Florestal pode fazer parte do Calendário Oficial

por Guilherme Machado publicado 08/01/2018 09h49, última modificação 08/01/2018 09h49

Tramita na Câmara Municipal de Goiânia projeto de lei do vereador Sargento Novandir (PTN) criando o Dia do Engenheiro Florestal, a ser comemorado todos os anos no dia 27 de junho. 

O engenheiro florestal é o profissional que estuda e explora de modo sustentável os recursos florestais, avaliando o potencial dos ecossistemas florestais e planejando seu aproveitamento levando em consideração a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e do bioma. 

Ele é encarregado pela seleção de sementes e mudas de plantas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias à sua adaptação ao meio ambiente. O profissional elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. 

Também é atribuição do engenheiro florestal recuperar áreas degradadas, cuidar da arborização urbana e avaliar o impacto ambiental de atividades humanas em uma determinada área, efetuando ainda vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, tem como objetivo garantir a segurança e evitar ou minimizar impactos socioambientais. 

“É nítida a importância deste profissional e o consequente reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade e ao meio ambiente ecologicamente sustentável”, justifica o vereador.