Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Desembargador Gilberto Marques Filho será homenageado na Câmara em outubro

Desembargador Gilberto Marques Filho será homenageado na Câmara em outubro

por marcos — publicado 04/07/2018 18h15, última modificação 05/07/2018 00h23

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Andrey Azeredo (MDB), e o vereador Anselmo Pereira (PSDB), estiveram na tarde desta quarta-feira, 4 de julho, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), no setor Oeste, na Capital, em visita ao presidente do órgão, o desembargador Gilberto Marques Filho. Os parlamentares foram convidar o magistrado para receber, no próximo mês de outubro, na semana do aniversário de Goiânia, uma homenagem na Câmara Municipal por iniciativa de um requerimento dos dois vereadores. O documento foi aprovado por unanimidade no Plenário no último dia 15 de maio.

O desembargador agradeceu o convite e confirmou que comparecerá à solenidade no Legislativo. A data exata será definida pelos cerimoniais das duas instituições, desde que seja na semana do aniversário de Goiânia, período no qual é tradicionalmente concedida a honraria do Diploma Honorífico e a Medalha Professor Colemar Natal e Silva. No requerimento dos dois vereadores, a justificativa da homenagem destaca os “relevantes serviços jurídicos prestados em Goiânia e em todo o Estado e em reconhecimento pelos mais de 40 anos de magistratura exercidos pelo desembargador.”

Homenagem justa

Andrey declarou, ao convidar o magistrado, que “a Comenda Colemar Natal e Silva foi instituída na Câmara no início dos anos 2000 para condecorar pessoas que se destacam no meio jurídico com um trabalho profundo, denso e profícuo em prol da sociedade goianiense e goiana. E eu e o vereador Anselmo Pereira chegamos a um consenso de que nada mais justo do que honrar o desembargador Gilberto Marques Filho por representar e condensar tudo aquilo que há de bom no Judiciário goiano, um Poder forte, exemplar, que trabalha com muito conteúdo e que presta serviços relevantes a Goiânia e faz com que a nossa cidade possa cada vez mais se desenvolver com tranquilidade e igualdade, sem grandes conflitos.”

O vereador Anselmo relatou que, quando o presidente Andrey foi suscitado quanto à idéia de homenagear uma pessoa com a Comenda Colemar Natal e Silva, o primeiro nome que surgiu foi o do desembargador Gilberto. “É bom que se saiba que se entrega essa homenagem especial apenas na época do aniversário da cidade, em outubro, e escolhemos o presidente do TJGO porque ele tem feito uma prestação jurisdicional fantástica”, acrescentou Anselmo.

“É uma honra para mim essa homenagem. Eu sou de Buriti Alegre, mas me considero goianiense e até já recebi da Câmara o Título de Cidadão Goianiense. E ainda lembrando o professor Colemar Natal, nosso primeiro reitor. Para mim isso é um orgulho imenso, estar sendo reconhecido por essa cidade onde criei raízes”, declarou Gilberto Marques.

Colemar Natal e Silva

Considerado um ícone do Direito e da Cultura no Estado de Goiás, o advogado, jurista, escritor e professor Colemar Natal e Silva foi um dos articuladores da mudança da Capital para Goiânia. Nascido em Niquelândia (GO) em 24 de agosto de 1907, ele fundou a Academia Goiana de Letras (AGL) em 1939 e transferiu para Goiânia o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Em 1960, o professor Colemar fundou a Universidade Federal de Goiás (UFG) e se tornou o primeiro reitor da instituição. Ele faleceu em 23 de fevereiro de 1996, aos 88 anos de idade.

Texto produzido pela assessora Polliana Martins

registrado em: