Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Denício Trindade pede instalação de insulfilm em janelas de ônibus coletivos

Denício Trindade pede instalação de insulfilm em janelas de ônibus coletivos

por Guilherme Machado publicado 05/07/2019 17h07, última modificação 05/07/2019 17h07

Projeto de lei (nº 2019/280) apresentado pelo vereador Denício Trindade (SDD) na Câmara Municipal de Goiânia obriga a instalação de película insulfilm nos vidros laterais do ônibus do transporte coletivo da capital. O objetivo é diminuir a exposição dos passageiros ao sol. 

A película instalada deverá permitir que pessoas de fora consigam enxergar o interior do ônibus, seguindo as mesmas normas do Detran que valem para os carros de passeio.

O vereador explica que a permanência prolongada sob o sol é prejudicial por conta da radiação ultravioleta, que pode causar, entre outras consequências, câncer de pele, das pálpebras e conjuntiva ocular, catarata, cegueira causada por lesões da retina e disfunção lacrimal. 

“O tempo de exposição de trabalhadores e estudantes ao sol dentro do transporte coletivo em Goiânia é de, em média, duas horas por dia. Se contarmos todo o tempo escolar e produtivo do cidadão, o período em que é exposto aos raios ultravioletas chega a milhares de horas. Por isso, temos que criar mecanismos de proteção aos passageiros para que esse tempo de contato com o sol seja o menos prejudicial possível para a saúde”, alerta.