Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Cristina Lopes fiscaliza revitalização da Estação Ferroviária de Goiânia

Cristina Lopes fiscaliza revitalização da Estação Ferroviária de Goiânia

por joana — publicado 22/01/2018 12h03, última modificação 22/01/2018 12h03

Como uma das principais articuladoras do movimento de restauração da área da Estação Ferroviária de Goiânia, a vereadora Cristina Lopes (PSDB) , autora, inclusive de vários requerimentos para todas as instâncias governamentais, acredita que , finalmente, o objetivo está sendo alcançado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a prefeitura assinaram a ordem serviço da obra que está orçada em R$ 5,87 milhões. Tombado pela entidade, o edifício compõe o acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco da capital.

A vereadora cita uma reunião com representantes da Prefeitura e do Iphan, na própria Estação Ferroviária, que contou com a presença do restaurador Wagner Matias de Sousa, coordenador artístico dos dois painéis de Frei Confaloni existentes na área interna do monumento, do secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, e da coordenadora técnica do Iphan, Bia Otto.

De acordo com o coordenador artístico do projeto, Wagner Matias, a obra tem previsão de entrega em 18 meses. Os serviços serão executados passo a passo até a conclusão do cronograma. “Acredito que a revitalização vai enriquecer a vida cultural dos goianos, mas é importante que a comunidade se aproprie do espaço. A Estação é um patrimônio cultural inestimável”.

A coordenadora técnica do Iphan, Bia Otto, afirmou que a obra de restauração do edifício, dos painéis de Frei Confaloni, da Maria Fumaça e paisagística do entorno da Estação e da Praça do Trabalhador não é apenas uma revitalização física, mas uma revitalização e resgate cultural e histórico. Essa obra é parte do escopo da PAC das Cidades Históricas.

Inaugurada em 1950, a Estação Ferroviária operou até a década de 1980, recebendo trens de cargas e passageiros da Estrada de Ferro Goyaz. O prédio está localizado na Praça do Trabalhador, no Setor Central, e fica nas proximidades da Câmara Municipal e do Terminal Rodoviário de Goiânia. A região também se trata de um polo comercial que atrai clientes de todo o país, pois abriga a Feira Hippie, a Feira da Madrugada e as lojas da Rua 44.

Com a restauração em curso, continuaremos a cumprir nosso dever de fiscalizar todos os passos desta obra que é de fundamental importância para a preservação de nossa história”, diz Cristina Lopes.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Gabinete da vereadora Cristina Lopes.