Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI vai questionar prefeito sobre irregularidades na saúde nesta sexta

CEI vai questionar prefeito sobre irregularidades na saúde nesta sexta

por Guilherme Machado publicado 26/04/2018 14h55, última modificação 26/04/2018 15h07

Atendendo a requerimento dos vereadores Jorge Kajuru (PRP) e Elias Vaz (PSB), o prefeito Iris Rezende é o convidado da CEI da Saúde nesta sexta-feira, 27, a partir de 8h30, na sala de comissões da Câmara Municipal de Goiânia. A Comissão foi instalada no dia 10 de outubro e, ao longo desses sete meses de trabalho, já denunciou várias irregularidades.

Entre os problemas constatados pelos vereadores, está um relatório da própria Secretaria Municipal de Saúde que aponta indícios de seleção de pacientes para leitos de UTI. O caso foi inclusive denunciado à polícia, já que pessoas morreram por falta de vaga enquanto havia leitos ociosos.

A CEI também identificou superfaturamento na frota, com gasto de quase R$14 milhões em cinco anos com a Útil Pneus. Os vereadores encontraram ambulâncias com alto custo de manutenção sucateadas no pátio do Centro de Zoonoses e outras paradas em uma das oficinas que prestam serviço hoje ao Município.

No início deste mês, outra denúncia: o gasto de mais de R$11 milhões em dois anos com a terceirização do serviço de raio-X enquanto equipamentos novos estão encaixotados no almoxarifado da Saúde. O problema já havia sido observado em diligência em dezembro do ano passado.  “Notificamos a secretária de Saúde sobre essa situação, ela disse que iria tomar providências, mas fizemos nova diligência no início deste mês e os aparelhos continuam lá, do mesmo jeito. Nada foi feito. É de uma incompetência assustadora”, afirma Elias Vaz.

Além disso, a CEI revelou problemas no atendimento odontológico no Município e o pagamento irregular de mestrado a duas servidoras, uma aprovada para cargo de nível fundamental e outra para cargo de nível médio. O gasto com o curso é de R$108 mil e os vereadores ainda investigam se a prefeitura está custeando passagens aéreas, hospedagem e alimentação.

Da assessoria de imprensa do vereador Elias Vaz