Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Campanha “Não Vai Ter Psiu!” realiza ação neste domingo de conscientização sobre o câncer de mama

por marcos — publicado 19/10/2018 21h37, última modificação 19/10/2018 21h37

Com o tema “Se toque! A prevenção é o melhor caminho!”, a Câmara Municipal realizará, neste domingo, 21 de outubro, a partir das 9h, no Parque Vaca Brava (Setor Bueno), ações educativas e de saúde relativas ao Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização e combate ao câncer de mama. A iniciativa é fruto de parceria entre a campanha “Não Vai Ter Psiu!” e o projeto Semeando a Paz com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) através do Núcleo de Estudos em Fisioterapia e Atividade Física em Obstetrícia (Nefafo).

A campanha “Não Vai Ter Psiu!” é suprapartidária, voltada para a Região Metropolitana de Goiânia e foi idealizada pelo presidente da Câmara, vereador Andrey Azeredo (MDB). Ele a instituiu em 1º de março de 2017 no Legislativo Municipal com o objetivo de apoiar as causas femininas e combater todas as formas de violência e assédio às mulheres.

Câmara e Psiu: apoio às mulheres

A Psiu já realizou 11 Encontros, 9 na Capital e dois em Aparecida de Goiânia. A partir do segundo evento foi firmada parceria permanente com o projeto Semeando a Paz (idealizado pelas professoras universitárias Ilma Araújo e Neusa Valadares). Também em adesão ao Outubro Rosa, a Câmara Municipal ostenta, durante todo este mês, na fachada do prédio, a cor símbolo do movimento.

“Sou um defensor dessa mobilização que surgiu para conscientizar as pessoas, promover o auto-exame e o tratamento precoce e garantir o acesso a exames e tratamentos. O câncer de mama é o mais comum entre as brasileiras e um estudo do Instituto Nacional do Câncer revela que 59 mil novos casos devem ser registrados em 2018 no País. Considero fundamental a participação da “Não Vai Ter Psiu!” em todas as iniciativas a favor das mulheres”, declarou Andrey Azeredo.

As atividades deste domingo serão feitas por alunos do curso de Fisioterapia da UEG sob a orientação da professora e fisioterapeuta uroginecológica Nayruz Jradi. Serão oferecidas à população orientações sobre saúde feminina com destaque para o câncer de mama, além de aferição de pressão arterial e sessões de alongamento.

Atenção mulheres e homens!

“Como vereador e presidente da Câmara, trabalho em defesa do aprimoramento dos serviços da Saúde Pública e para que causas como essa não sejam apenas simbólicas, mas aplicadas na prática com iniciativas de prevenção e assistência e investimentos em pesquisas. No caso do câncer de mama, se for detectado inicialmente, as chances de cura são maiores, a paciente sofrerá menos e o tratamento será mais eficaz. O diagnóstico precoce é fundamental e importante até para os homens, que também são acometidos pela doença, embora em menor número”, ressaltou Andrey.

Serviço:

Evento: Ações Educativas e de Saúde da campanha “Não Vai Ter Psiu!” e projeto Semeando a Paz em parceria com a UEG

Tema: “Se toque! A prevenção é o melhor caminho!”
Realização: Câmara Municipal de Goiânia, UEG e Nefafo
Data: domingo, 21 de outubro de 2018