Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara Municipal homenageia os 30 anos do Núcleo Goiano de Criadores do Cavalo Mangalarga

por marcos — publicado 15/10/2018 15h42, última modificação 15/10/2018 15h42

A Câmara Municipal de Goiânia vai realizar, por iniciativa do vereador Andrey Azeredo (MDB), presidente da Casa, na próxima quarta-feira, 17 de outubro, às 19h30, no Plenário Trajano Guimarães, uma Sessão Especial para homenagear um segmento tradicional da equinocultura goiana. A solenidade destacará os “30 anos do Núcleo de Goiás da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga.”

“A criação de Mangalarga é uma paixão antiga no Brasil e em Goiás ela ganhou força nas últimas três décadas graças, principalmente, ao trabalho e à dedicação de criadores que, unidos, fizeram surgir o núcleo da raça. A entidade trabalha para aprimorar e promover essa atividade que gera empregos e dividendos para o País, que tem o terceiro maior rebanho de equinos do mundo segundo um estudo deste ano”, afirmou Andrey Azeredo.

Mercado que gera empregos e renda

O levantamento citado pelo presidente foi o Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo, realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/SP). O documento também apontou que a equinocultura brasileira é responsável por movimentar um montante de R$ 16,5 bilhões ao ano e gera cerca de 3,2 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, número que é seis vezes maior do que emprega a indústria automobilística, por exemplo.

Mangalarga: belo, rústico e dócil

A Sessão na Câmara vai destacar o trabalho de “mangalarguistas” de todo o Estado, dentre criadores e profissionais ligados ao Núcleo. A instituição destaca-se também por organizar cavalgadas, atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e é considerada um dos pontos fortes da raça, conhecida por sua docilidade, rusticidade e bom desempenho em distâncias médias e longas.

Fundado em 23 de outubro de 1988, o Núcleo Goiano do Mangalarga é presidido atualmente por Leonardo Bruno Santana Manatta e sua sede está localizada no pavilhão Augusto Gontijo, sala 04, no Parque Agropecuário de Goiânia no Setor Nova Vila.

Serviço:

Assunto: Sessão Especial para homenagear os 30 anos do Núcleo de Goiás da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga

Data: quarta-feira, 17 de outubro
Local: Plenário da Câmara