Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara homenageia os 40 anos de magistratura do Desembargador Gilberto Marques nesta quinta-feira

Câmara homenageia os 40 anos de magistratura do Desembargador Gilberto Marques nesta quinta-feira

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 23/10/2018 15h08, última modificação 23/10/2018 15h08

A Câmara Municipal vai entregar, nesta quinta-feira, 25 de outubro, uma honraria que é tradicionalmente concedida na semana do aniversário de Goiânia: o Diploma Honorífico e a Medalha Professor Colemar Natal e Silva. O homenageado será o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho.

A solenidade foi proposta pelos vereadores Andrey Azeredo (MDB), presidente da Câmara, e Anselmo Pereira (PSDB), com requerimento aprovado por unanimidade no Plenário da Casa no último 15 de maio. No documento, a justificativa da homenagem destaca os “relevantes serviços jurídicos prestados em Goiânia e em todo o Estado e em reconhecimento pelos mais de 40 anos de magistratura exercidos pelo desembargador.”

Homenagem justa

Andrey declarou, acompanhado por Anselmo, ao convidarem pessoalmente o magistrado para receber a honraria, no último 4 de julho, que “a Comenda Colemar Natal e Silva foi instituída na Câmara no início dos anos 2000 para condecorar pessoas que se destacam no meio jurídico com um trabalho profundo, denso e profícuo em prol da sociedade goianiense e goiana.”

O presidente ainda acrescentou que “eu e Anselmo concordamos que nada mais justo do que honrar o desembargador Gilberto Marques Filho por representar o Judiciário goiano, um Poder forte, exemplar, que trabalha com muito conteúdo e que presta serviços relevantes a Goiânia e faz com que a nossa cidade possa cada vez mais se desenvolver com tranquilidade e igualdade, sem grandes conflitos.”

Na ocasião, Anselmo relatou que, quando Andrey foi suscitado a homenagear uma pessoa com a Comenda Colemar Natal e Silva, o primeiro nome que surgiu foi o do desembargador Gilberto. E ressaltou: “Escolhemos o presidente do TJGO porque ele tem feito uma prestação jurisdicional fantástica.”

Cidadão de Buriti Alegre e Goiânia

Ao ser convidado pelos dois vereadores, o desembargador disse que se sentia emocionado e destacou que “sou de Buriti Alegre, mas me considero goianiense e até já recebi da Câmara o Título de Cidadão Goianiense. E agora descubro que serei homenageado aqui na Capital e ainda lembrando o professor Colemar Natal, nosso primeiro reitor. É um orgulho imenso ser reconhecido por essa cidade onde criei raízes.”

Colemar Natal e Silva

Considerado um ícone do Direito e da Cultura no Estado de Goiás, o advogado, jurista, escritor e professor Colemar Natal e Silva foi um dos articuladores da mudança da Capital para Goiânia. Nascido em Niquelândia (GO) em 24 de agosto de 1907, ele fundou a Academia Goiana de Letras (AGL) em 1939 e transferiu para Goiânia o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Em 1960, o professor Colemar fundou a Universidade Federal de Goiás (UFG) e se tornou o primeiro reitor da instituição. Ele faleceu em 23 de fevereiro de 1996, aos 88 anos de idade.

Serviço

Assunto: Sessão Especial em homenagem ao desembargador Gilberto Marques Filho
Data: quinta-feira, 25/10/2018
Horário: 19h30
Local: Plenário da Câmara
Endereço: Avenida Goiás, 2001, setor Central

(*) Matéria produzida pela jornalista Polliana Martins