Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada criação da frota "Ônibus Rosa" para passageiras em Goiânia

Aprovada criação da frota "Ônibus Rosa" para passageiras em Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 15/08/2018 12h20, última modificação 24/08/2018 09h23

Depois de quase dois anos tramitando na Casa, os vereadores aprovaram na sessão de hoje (15) o projeto de autoria do vereador Zander Fábio, Patriota, que cria uma frota de ônibus exclusiva para atender as mulheres. Trata-se da frota "Ônibus Rosa". A matéria foi aprovada em segunda e última votação e seguirá agora para a sanção ou veto do prefeito Iris Rezende, MDB.

O projeto estabelece que a porcentagem e horários de veículos para a referida linha serão estabelecidos pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC -RMTC), não  podendo ser inferior a 30% do totalidade da frota. O serviço será oferecido, conforme a proposta, de segunda a sexta-feira, nos horários de pico: entre 5h e 8h; 11h e 14h e entre às 17h e 20h.

NORMAS

O projeto de Zander Fábio estabelece igualmente uma série de normas para seu funcionamento. Ou seja, é proibida a circulação dos "Ônibus Rosa" com passageiros do sexo masculino, com exceção de crianças de até 14 anos, acompanhadas de um responsável. Também os motoristas da frota terão de ser do sexo feminino, dentre outras exigências.

O vereador agradeceu o apoio dos colegas e enfatizou o "alto alcance social" dessa propositura, já que, segundo ele, capitais como São Paulo, Rio, como também Madri e Roma,adotam esse modelo de transporte. "É fundamental ao poder público oferecer segurança para as mulheres que andam de ônibus, que são muitas vezes assediadas e desrespeitadas em seus direitos de ir e vir. A Câmara, portanto, dá um importante passo rumo na defesa dos direitos femininos".

Zander citou ainda a falta de segurança nos ônibus especialmente nos horários de picos. "São nesses horários que são praticados as violências de toda ordem, psicológica, moral e sexual. Ofensas claras à dignidade, decoro e intimidade de uma mulher", acrescentou, manifestando ainda esperança de que o projeto seja sancionado pelo prefeito de Goiânia.