Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada a inclusão do Festival Bananada no Calendário Oficial de Goiânia

Aprovada a inclusão do Festival Bananada no Calendário Oficial de Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 07/11/2018 12h01, última modificação 07/11/2018 12h01

Em segunda e última votação, o plenário da Câmara aprovou na sessão de hoje (7) o projeto de lei que inclui o Festival Bananada no calendário oficial de Goiânia, a ser comemorado anualmente no mês de maio. O projeto é de autoria da vereadora Cristina Lopes, PSDB, que acredita na sanção da matéria pelo prefeito Iris Rezende, MDB.

A vereadora tucana destacou uma série de fatores pela aprovação do projeto pelos vereadores. Segundo ela, o Festival Bananada é um encontro gastronômico,  música clássica, música popular, artes plásticas, negócios, política, produção local, nacional e internacional, "abraçando gêneros, cores e credos". "Por sinal", diz Cristina, "este ano comemorou-se 20 anos do festival, com a participação de 127 artistas e a presença de aproximadamente 21 mil pessoas, gerando mais de 700 empregos diretos".

Ela lembra que o festival teve seus primeiros passos no ano de 1999. "Na época um jovem, Fabrício Nobre, com 20 anos, desenhou  um evento para colocar amigos para tocar, divulgar sua própria banda. Convidou alguns amigos de fora para ver o que rolando por aqui. Foi assim que o Festival Bananada começou, transformando-se, portanto, num evento cultural de amplo espectro".

Já em 2012, conta Cristina Lopes, o Bananada se tornou um evento que, em uma semana, mostra o que é mais relevante, em gastronomia, teatros, casas noturnas, se tornando um festival-multicultural. "Um evento de enorme importância para cultura, com uma semana de programação espalhada nas casas noturnas, teatros, espaços culturais da cidade, como mais de 50 atrações artísticas de diferentes vertentes musicais, como rap, rock, MPB, instrumental etc", concluiu.