Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Andrey Azeredo defende Comissão de Transição para reforçar a transparência na Câmara

por marcos — publicado 22/11/2018 17h25, última modificação 22/11/2018 17h25

Em entrevista ao jornalista Samuel Straioto, da Rádio Sagres (730 AM), na manhã desta quinta-feira, 22, no Plenário da Câmara Municipal, o presidente da Casa, Andrey Azeredo (MDB), ressaltou que a gestão dele no Legislativo Municipal é norteada pela transparência. Andrey afirmou que é por isso que ele apoiou a criação de uma Comissão de Transição entre as Mesas Diretoras, a atual e a que será eleita no próximo 4 de dezembro. A criação foi proposta em requerimento apresentado pelo vereador Vinicius Cirqueira (PROS) nesta semana.

“Diante do requerimento apresentado e aprovado, faremos um relatório resumido e claro para a futura Mesa Diretora. Apontaremos os contratos que estão em andamento, prazos de vigência, valores, comprometimento mensal de recursos com obrigações, gastos permanentes como água, luz, telefone e combustível, números de servidores efetivos, comissionados, estagiários e à disposição. Tudo para que um novo grupo diretivo da Casa possa, de fato, ter mais facilidade, diferentemente do que tive quando assumi a Presidência, e a partir daí poderão fazer o planejamento mais esmiuçado e gerar resultados ainda mais positivos do que o que nós já estamos apresentando”, afirmou o presidente.

Gestão transparente e acessível

Sobre sua gestão, ele destacou que “já avançamos muito, a questão da transparência é um norte da minha gestão, tanto que, dentre outras iniciativas, reformulamos e fizemos um novo site. Nele, com apenas três cliques você tem toda a informação da Câmara mastigada, simples, clara, não são números que você não entende.” A reformulação do site da Casa foi uma determinação de Andrey e deixou o portal mais dinâmico com conteúdo ao vivo e notícias diárias das atividades parlamentares, acessibilidade para deficientes visuais e sala de imprensa para acesso rápido dos jornalistas.

“Nosso portal na internet foi reformulado e tem uma compreensão simples, até numa leitura superficial é possível ver o que é arrecadado, o que é gasto, onde é gasto e com quem. Essa é a verdadeira importância da transparência: não apenas publicar os atos, mas dar acessibilidade aos cidadãos para essas informações, mostrar como é gasto o dinheiro da Câmara, esse recurso que é tão importante para todos nós e que é público”, reforçou Andrey.

Nova Wi-Fi ampliada

Outra realização dentre as dele como presidente foi a implantação de um novo sistema de internet Wi-Fi com maior capacidade na Casa. De 20 megabytes a Câmara passou a contar com 100 megabytes para contribuir com o trabalho de vereadores, assessores e servidores administrativos e ainda permitir o acesso gratuito pelos visitantes da Câmara. “Isso garante mais liberdade, fluidez e agilidade de informações, tanto para o nosso trabalho quanto para nossos visitantes”, disse Andrey.

Pedido ao TCM

Para comprovar a importância da transparência em sua gestão, Andrey ainda lembrou que, no último 23 de outubro, “quando foi divulgado que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) tinha avaliado os portais da transparência das prefeituras, estive lá com o presidente Joaquim de Castro e protocolei um pedido a ele para que avaliassem o portal da Câmara.” Segundo ele, o objetivo era o de “saber se estamos no caminho certo, que é o que acreditamos, e, se tiver algo que pode ser melhorado, vamos aperfeiçoar, e, se estivermos no caminho errado, vamos corrigir.”

Na ocasião, Andrey declarou que “a melhor vacina preventiva contra a corrupção é a participação da sociedade. Para isso, a transparência dos atos é indispensável e ela é o carro-chefe da nossa gestão na Câmara Municipal.”

Texto produzido pela assessora Polliana Martins

registrado em: