Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Álvaro cobra criação de Comissão Especial para combater violência nas escolas

Álvaro cobra criação de Comissão Especial para combater violência nas escolas

por silvana — publicado 13/06/2019 12h55, última modificação 13/06/2019 15h56

O vereador Álvaro da Universo (PV) cobrou hoje do presidente da Casa, Romário Policarpo (PROS), a instalação de uma Comissão Especial temporária na Câmara, de combate à Violência no ambiente escolar. O vereador teve requerimento nesse sentido aprovado no final de Maio ultimo e, a Comissão ainda não foi instalada.

O colegiado deverá ser composto por 10 (dez) membros, sendo 07 (sete) vereadores titulares e 03 (três) suplentes e os trabalhos deverão ser  desenvolvidos durante 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser prorrogada, mais vezes se necessário, até o fim  da atual legislatura. A proposta de Álvaro é que a Comissão elabore um estudo sobre o tema e participe de uma rede de combate à violência nas escolas, acolhendo tanto alunos quanto professores e servidores da Secretaria de Educação de Goiânia.

O vereador entende que “ a criança e o adolescente que pratica qualquer ato violento em ambiente escolar precisa de acolhimento, de atendimento especializado, de ser entendido em suas necessidades e isso pode ser feito através de profissionais qualificados. Por outro lado, diz Álvaro, é preciso acolher os professores e funcionários das escolas, principais vítimas. “Não se trata de passar a mão na cabeça de infrator, mas de fazer com que o Estado o alcance e o ampare. Não podemos tratar como bandido quem ainda pode ser resgatado pela força da educação”.

Álvaro explica que paralelo ao trabalho da Comissão, será criada uma rede formada por representantes da Prefeitura e da Câmara; sindicatos; Conselhos Tutelares; Conselho de Segurança Escolar; o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Ministério Público de Goiás, Tribunal de Justiça; Secretarias Estadual e Municipal de Educação; líderes comunitários; igreja e comunidade em geral. “A escola tem de ser um ambiente de acolhimento e segurança, onde se leva conhecimento. Não há espaço para a violência neste ambiente e é nisso que vamos trabalhar”, garante o vereador.